O assédio sexual nas relações de trabalho pode ocorrer de forma descendente (existindo uma relação de subordinação entre o agressor e a vítima, onde o agressor busca uma vantagem sexual, se aproveitando de sua condição de superior hierárquico, sem o consentimento da vítima). Já o assédio sexual por intimidação nas relações de trabalho, ocorre entre colegas de trabalho, não existe hierarquia entre o agressor e a vítima e não necessariamente busca vantagem sexual. Pode ocorrer através de um comentário indelicado, o envio de mensagens (inclusive através de redes sociais) com conteúdo pornográfico ou mesmo um contato corporal mais íntimo (não consentido) com potencial de gerar constrangimento e tornar o ambiente de trabalho hostil.
Compartilhar
Foi publicada a MP 927 com algumas alternativas para o enfrentamendo de questões trabalhistas nesse período de pandemia.
O texto previa a suspensão do contrato de trabalho pelo período de até 4 meses, a ser acordado entre Empregado e Empregador, via acordo individual.
Diante do atual momento em vivemos, é possível e altamente recomendado aos Empregadores que, se possível, haja essa alteração do trabalho presencial para o trabalho em domicílio, por tratar-se de força maior que justifica essa alteração.
Uma das alternativas para o enfrentamento da pandemia sob o aspecto das relações de trabalho é também a permissão da adoção do BANCO DE HORAS ANTECIPADO DE 18 MESES.