Consulta a banco de dados – Restrição de crédito do empregado

Consulta a banco de dados – Restrição de crédito do empregado

Vocês sabiam que o Empregador não pode exigir do empregado, nem no momento da admissão, nem no decorrer do contrato de trabalho, documentos que atestem a inexistência de dívidas (Serasa, SPC), exames e/ou atestados relativos a esterilização ou estado de gravidez? Tal prática é abusiva, pois invade a esfera privada do trabalhador e configura discriminação. O fato de um trabalhador encontrar-se com o nome em algum cadastro de inadimplentes, não quer dizer que ele seja irresponsável ou inidôneo. 


Compartilhar

Artigos relacionados
Aposentadoria por idade - Pessoa com deficiência
Aposentadoria por idade - Pessoa com deficiência

 

A APOSENTADORIA POR IDADE da PESSOA COM DEFICIÊNCIA tem o redutor de 5 anos.


Ler mais
“Fui trabalhar bêbado. Meu patrão me despediu por justa causa em virtude de eu estar embriagado no serviço. A despedida por justa causa por eu ter ido trabalhar alcoolizado é válida?
“Fui trabalhar bêbado. Meu patrão me despediu por justa causa em virtude de eu estar embriagado no serviço. A despedida por justa causa por eu ter ido trabalhar alcoolizado é válida?"

Sim, o empregado que vai trabalhar bêbado pode SIM ser despedido por justa causa, sendo, inclusive, a embriaguez em serviço uma das faltas elencadas na CLT que justifica a despedida por justa causa pelo Empregador.


Ler mais
Intervalo interjornada
Intervalo interjornada

Vocês sabiam que é obrigação legal do Empregador conceder ao empregado o intervalo de, no mínimo, 11 (onze) horas entre o fim de uma jornada e o início da jornada seguinte? Trata-se do intervalo interjornada. Caso o referido intervalo não seja observado e respeitado pelo Empregador, é direito do trabalhador a receber como hora extra (hora mais adicional) o período suprimido. 


Ler mais
Voltar