Consulta a banco de dados – Restrição de crédito do empregado

Consulta a banco de dados – Restrição de crédito do empregado

Vocês sabiam que o Empregador não pode exigir do empregado, nem no momento da admissão, nem no decorrer do contrato de trabalho, documentos que atestem a inexistência de dívidas (Serasa, SPC), exames e/ou atestados relativos a esterilização ou estado de gravidez? Tal prática é abusiva, pois invade a esfera privada do trabalhador e configura discriminação. O fato de um trabalhador encontrar-se com o nome em algum cadastro de inadimplentes, não quer dizer que ele seja irresponsável ou inidôneo. 


Compartilhar

Artigos relacionados
Ives Gandra NÃO nos REPRESENTA

Ives Gandra, efetivamente, NÃO "representa" a esmagadora maioria dos atuantes na Justiça do Trabalho.

A reforma trabalhista representa um verdadeiro retrocesso social em diversos de seus pontos e, se aplicada sem a observância da Constituição em sua interpretação, tende sim a escravizar o trabalhador.


Ler mais
“Fui diagnosticada com câncer na mama. Estou realizando exames e, volta e meia, preciso me afastar do trabalho por conta da doença. Inesperadamente, fui despedida. Meu Patrão sabia do meu estado de saúde. E agora?
“Fui diagnosticada com câncer na mama. Estou realizando exames e, volta e meia, preciso me afastar do trabalho por conta da doença. Inesperadamente, fui despedida. Meu Patrão sabia do meu estado de saúde. E agora?"

O Empregador que, conhecedor do estado de saúde fragilizado do empregado — seja decorrente da confirmação de uma doença grave ou mesmo de sua suspeita (realização de exames investigativos pelo empregado) — o dispensa de forma “imotivada”, pratica, na verdade, um ato discriminatório

 


Ler mais
“Meu empregador tem o direito de impedir que eu mantenha relacionamento amoroso com um colega de trabalho?”
“Meu empregador tem o direito de impedir que eu mantenha relacionamento amoroso com um colega de trabalho?”

Há empresas que possuem em seus regulamentos internos cláusulas que proíbem relacionamentos amorosos entre os seus colaboradores.


Ler mais
Voltar