O contrato de estágio (facultativo) para ser válido precisar atender determinados requisitos, sob pena de ser reconhecido como efetivo vínculo de emprego. É preciso que haja a celebração de um termo de compromisso entre o estagiário (educando), a parte concedente (que contrata o estagiário) e a instituição de ensino. É preciso também que as atividades realizadas pelo estagiário guardem compatibilidade com as atividades previstas no Termo de compromisso.
Um trabalho que nada tem a ver com os ensinamentos do curso que o trabalhador realiza afasta a característica principal do estágio, que é proporcionar ao estudante a vivência da prática profissional que ele vê na teoria em seus estudos.
O estagiário tem direito a seguro contra acidentes pessoais, assim como auxílio-transporte e recesso de 30 dias, além de carga horária limitada a 4 horas diárias e 20 horas semanais, como nos casos de jovens que estejam cursando os anos finais do ensino fundamental e 6 horas diárias e 30 horas semanais para os estudantes do curso superior, da educação profissional de ensino médio e do ensino médio regular, podendo chegar ATÉ 40 horas semanais em casos excepcionais.
Compartilhar
Há empresas que possuem em seus regulamentos internos cláusulas que proíbem relacionamentos amorosos entre os seus colaboradores.
Vocês sabiam que o Empregador NÃO pode punir o empregado duas vezes pela prática de um mesmo ato considerado faltoso?
Convém lembrar que a folga semanal do trabalhador deve ser usufruída dentro de sete dias. Portanto, a concessão do repouso a partir do sétimo dia consecutivo de trabalho, não atende a norma e deve, pois, ser o dia de descanso remunerado em dobro pelo Empregador.