Vivo em união estável.Tenho direito à pensão por morte?

Vivo em união estável.Tenho direito à pensão por morte?

"Vivo em união estável. Meu companheiro faleceu. Tenho direito à pensão por morte?"

O benefício “pensão por morte” é devido ao dependente do segurado e aplica-se a regra da lei vigente à época do evento morte. Não exige-se carência do segurado para os seus dependentes terem direito à pensão por morte. Porém, para que o dependente CÔNJUGE OU O COMPANHEIRO receba a o benefício “pensão por morte” por período superior a 4 meses é necessário que haja a comprovação de tempo de relação (convivência comum/coabitação) pelo período mínimo de 2 anos e que o segurado (falecido) tenha, no mínimo, 18 contribuições.

Não preenchido esses dois requisitos adicionais, o dependente Cônjuge/Companheiro terá direito ao benefício por apenas 4 meses.

A exceção é quando a morte se deu por acidente ou doença do trabalho.


Compartilhar

Artigos relacionados
Rescisão indireta
Rescisão indireta

Tema da Semana:

O que é a chamada “rescisão indireta”?

 


Ler mais
Não tenho dinheiro para realizar o inventário agora. O que posso fazer?
Não tenho dinheiro para realizar o inventário agora. O que posso fazer?

“Meu pai faleceu e deixou bens. Preciso representar o espólio (conjunto de bens), porém, ainda não tenho dinheiro para realizar o inventário. O que devo fazer?”

 


Ler mais
"Pedi demissão, pois arrumei um novo emprego. Se eu apresentar uma carta do novo empregador comprovando a contratação, ainda assim posso ser descontado dos valores rescisórios o equivalente ao período do aviso prévio não cumprido?"

Sim, pois o direito ao AVISO PRÉVIO é tanto do empregado, quanto do Empregador.


Ler mais
Voltar